Uma série de post surgirão em relação a um projeto de ferias que tivermos Projeto: Piloto Floripa.
os Post serão publicados, de acordo a medida que sao feitos.
No que consiste: Um a pequena viagem para Florianopolis de carro, durante 3 dias (entre os dias 18 e 20 de janeiro).
O primeiro post é Novo UNO
Novo Uno
Combustivel: 35+38+20+10=103 L
Kilometragem: 360+640Km
Consumo Médio:9,70km/l
O maior defeito e maior qualidade do carro é o: Tamanho. Primeiros vamos descontruir o carro. Um carro de 27.730 e mais um pacote celebration 5 (de 4350, fechando assim por 32mil reais) e motor 1.0 é um pouco caro, eu não compraria! O carro é pequeno por dentro. O acabamento transmite fragilidade: no capo tinha um amassado que até agora não sabemos donde e em qual momento surgiu, as alavancas de acionamento parecem que a qualquer momento vão quebrar, as caixas de som não transmitiam uma sonoridade boa, os painéis das portas tinham apenas plásticos que podem facilitar na limpeza, mas que com o tempo desbotam e ressecam no sol. Estávamos em 3 pessoas mais bagagem composta por 1 mala média de rodinhas, duas bolsas médias, três bolsas pequenas e um guarda-sol. Surpreendentemente coube tudo. Um porta garrafa em cada porta dianteira e mais dois porta copos a frente do cambio, porta luvas pequeno e mais um mini porta carteira ao lado da direção completavam os espaços para as “tralhas”. Nada para quem vai atrás. Mas três pessoas de dimensões que variavam entre 1m60 á 1m92 não foi muito hábil. Quando o motorista era de 1m92, não sobrava espaço para os bancos traseiros, e mesmo assim o motorista ficava com as pernas encolhidas, acomodar o mesmo motorista no banco traseiro exigiu que o mesmo usasse a largura do carro para se acomodar. Por falar em largura, é um carro muito estreito. Três pessoas no banco traseiro não mesmo, nem se forem crianças, pois acredito que o carro não acomodaria as cadeirinhas ou acentos, só uma suspeita, não tenho filhos. Quando engatava a 5ª marcha, volte e meia acabava golpeando meu passageiro dianteiro. Em relação à altura, era um carro muito agradável, eu com meus 1m76 não pude reclamar da altura, quando eu estava no banco traseiro, com o dianteiro em posição normal, me acomodei bem, tanto para cabeça quando para as pernas. Mas a largura me incomodou bastante quando eu dirigia, não tinha muito espaço para apoio dos pés e volte meia esbarrava os pés entre os pedais.
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Pegamos um carro locado, com 9000km e rodamos mais 1000km entre um perímetro que vinha dentro da ilha; pela estrada que liga Curitiba-Florianópolis. Na estrada existiam trechos de serra, mas todos com pista dupla ou tripla, como era uma estrada com pedágio, tínhamos uma estrada boa. O motor Evo 1.0 embala bem, mas no trecho de serra tivemos alguns sustos, exigindo 3ª e até 2ª para superar, com o ar ligado. Na ilha para acesso as praias existem muitas subidas com curvas fechadas e pista simples, de manutenção considerada boa. O carro conseguiu vence-las com um comportamento acima do esperado para um carro 1.0, mas oscilando entre a 3ª e 1ª marcha. O carro tem uma arrancada oposta a Celta e Gol, explico: esses têm uma arrancada agil, ganham velocidade rapida, mas são um pouco fracos. Já o Uno tem uma arrancada preguiçosa, mas vai sem fraquejar. É um carro econômico, sob estas condições conseguiu fazer 9,70 km/l com etanol, e o ar condicionado ligado todo o momento. Na estrada conseguia ultrapassar caminhões sem sofre com ventos e vácuo, é um carro ágil para sair da pista esquerda para direita e dar passagem para carros maiores, em trechos que não sejam subidas é possível até acompanhar os carros maiores e mais potentes, O pneus 175 calçam perfeitamente o carro, Não são largos para arrancar e nem estreitos para fazer curvas. No geral é um carro áspero, os engates do cambio não são como o primor dos Fords (que estão abaixo dos Volks). Acredito que são melhores que o do 147. Quebra de paradigmas que Fiats tem cambio ruim. Era um pouco áspero. O rodar era bom, por ser um carro estreito, curto e alto, tem que se acostumar, pois quando se passa por uma ponte ou um desnível no asfalto, o carro fica um pouco instável. Mas você consegue fazer curvas com seguranças em velocidades de cruzeiros. Os freios em curvas, pequenos sustos na estrada em velocidades altas, sob chuva forte respondiam prontamente, não tem a maciez e precisão do Fiesta (um dos melhores freios), pelo contrario, o carro estanca quando se pisa no freio, sem as rodas travarem (sem ABS). Pode parecer um pouco perigoso para os carros atrás, e para aquele passageiro teimoso que não põem cinto, mas pelo menos você não vai bater em ninguém. O tamanho pequeno aliada a uma Direção hidráulica, faz que o carro seja muito ágil, caiba em vagas. Para cidade, é um excelente carro, para estrada eventualmente também. Desde de que não se leve muitas pessoas.
O Uno que podemos comparar aquele atleta menino magro de aspecto frágil, mas muito ágil, que consegue se esquivar dos adversários. Confronta-los? Não, ele não tem corpo para isto.
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