ferias escolares! eeeeeeeeeba!
Nem tanto. Um pouco envergonhado. Passei com duas finais, isto nao me deixa orgulhoso nem desgostoso. Mas o que acontece é o indice de desistencia no ensino. Nao fui o melhor da turma, e sempre afirmei, deixo que se incumbam os "novinhos" (os que acabaram de sair do ensino médio).
Eu ja tinha uma previa de faculdade, com o Técnico. Mas fisicamente ja nao tenho mais 16-20 anos. Os anos que ganhei na cabeça perdi no fisico. Nao deixo de dormir para estudar, pois sei que uma noite de sono protege o fisico e a mente. Com apenas 5h de sono consegui restaurar meu sistema nervoso e biologico em tempos de "H1N1".
Minha faculdade foi dividida em duas turmas de em torno de 40 alunos cada. A cada semana vi as duas turmas diminuirem, Com a chegada das provas vi como cada um se preparou, encarou e reagiu aos resultados negativos. E a diminuiçao de alunos.
A faculdade é particular, entao nao reprova. Certo?Vi o indice de desistencia aumentar quando cada que entregava sua prova. Olhares de desistencia, cansaço e pondo em prova se realmente apenas/tudo aquilo valia a pena. Sonhos ruidos, necessidades postas em cheque. Ouvi palavras de furia contra professores, senti atmosferas amargando e agonizando. E simplesmente nao posso fazer nada e muito menos tomar as dores. Ë uma briga na qual nao existe inimigos, ou melhor, o inimigo é benéfico: O conhecimento!
Muitos professores na faculdade diziam: "Se voces chegaram até aqui mostra que voces sao fortes e nao vao desistir a esta descontruçao". Nao foi o que eu vi nas tres ultimas semanas. Nas duas finais que eu fiquei, na qual a grande geral dos meus colegas tem dificuldades, vi dois contrastes. No primeiro, duas turmas na qual tinham uma quantidade significativa (ao entorno de 25 alunos). Na segunda, uma sala totalmente vazia (seis alunos). A atmosfera da primeira era um pouco menos amarga que a da segunda, na primeira ainda permitiu-se ate algumas brincadeiras.
Eu nao tenho numeros fixos, mas poucos conseguiram passar direto sem final em pelo menos uma das duas materias. na segunda parece que tem muito menos alunos para segundo semestre. O problema é o professor entao? Negativo. A materia, com olhos criticos e frios, mostram que a materia nao era dificil. mas parece que o ser humano nao consegue absorver estes conhecimento, nao consegue treinar um conhecimento real. Por que as materia citadas sao to tipo Binario: Ou é zero ou é Um! A culpa nao é do professor, sendo franco nao era dificil, mas para que ela fosse facil...
E tudo isto mostra uma preocupaçao. O Curso que estou fazendo é o de Licenciatura em Quimica...
Este monte de gente desistiu por causa da base escolar. As materias que tiveram maior indice de reprovaçao e finais eram materias nas quais era necessario a base fundamental. E é o que tenho pela frente. Eu nao e nunca fui capitao de um time, ate nao gosto de tomar as redias. E em post anteriores mencionei sobre a funçao do COACH: http://chibiyaki.blogspot.com.br/2012/01/ai-que-burro.html
Parando para pensar, os ensinos nao sao integral nem continuos. Eu nao posso dizer que tive um ensino de base ruim, pelo contrario tive um dos melhores ensinos. So nao fui melhor na faculdade por causa dos meus anos avançados e porque eu nao tenho disponibilidade em me dedicar. Nao me considero bom por eu ser preguiçoso e relaxado. Mas vi pelos meus colegas que eles nao estavam preparados para enfrentar esta infantaria do conhecimento. Vi muita gente dedicada ser executada por conhecimento.
Nesta altura voce se pergunta: "isto é bom, menos concorrentes no mercado de trabalho". NAO, ISTO NAO Ë BOM! Isto nivela pra baixo o mercado... vejo pelos anos na cozinha, no japao.
MAs o que me chocou mesmo foi que alem de nao ter base pra enfrentar foi a falta de garra que as pessoas tem. De nao tentar, focar. A falta de base tambem traz outro empecilho, a falta de informaçao. e por sinal o desapontamento. Porque a falta de informaçao acaba mostrando o" que nao é, mas parecia".
Este post nao é dando sermao em quem reprovou, ou reprovando professores ou o sistema, é um post desabafo mesmo e preocupado com o que vem pela frente, mas este frente nao é o proximo semestre, é quando eu mudar a posiçao da mesa. (turn the table)
EU nao fico orgulhoso de ter passado, Nao fico por estar um pouco chateado com os resultados. Semestre que vem bola pra frente.... Com muitas incertezas sobre o futuro.